Já se perguntou por que mulheres pagam mais pelos mesmos produtos e serviços? Aqui explicamos como a Taxa Rosa ou o Pink Tax funciona.

A estética disfarçada de eficiência é, sobretudo, mirada no público feminino; empresas criam produtos com grande valor estético, muitas vezes focando no rosa e/ou nas tendências atuais femininas, mas com pouca eficiência real, embora comercializados de forma que aquele produto pareça indispensável para este público e são usados para reafirmar papeis de gênero. Isto contribui para que as tributações de alíquotas sejam maiores, e mulheres gastem mais do que homens, ainda que recebam menos. Esta prática é conhecida como “Pink Tax”/“Taxa rosa” e é usada como ferramenta de opressão econômica.

Uma pesquisa publicada em 2015 pelo Consumer Affairs (DCA), da cidade de Nova York, analisou mais de 800 produtos de 90 marcas, divididos em 35 categorias (entre brinquedos, roupas para crianças e adultos e itens de cuidados pessoais e de saúde para idosos), abrangendo todas as faixas etárias. As conclusões foram alarmantes: a mulher sai em desvantagem em 30 dessas categorias. Dentre aqueles que ficaram mais caros apenas por serem cor-de-rosa, estão lâminas, canetas e roupas.

Este site é um projeto acadêmico criado com o intuito de informar e conscientizar mais mulheres sobre a taxa rosa, a manobra comercial que aplica preços abusivos direcionados ao público feminino. Nossa proposta é mostrar como a discriminação de gênero nos influencia mesmo de forma discreta. Dialogar sobre esse tema é imprescindível para mudarmos o paradigma patriarcal enraizado em nossa cultura. Saber como evitar tais estratégias capitalistas é essencial para a luta financeira feminina.

Saiba mais com a gente!
A Taxa Rosa